Clique nas imagens para ampliar
As diferenças entre Radiografia e Gamagrafia Industria
A RADIOGRAFIA E GAMAGRAFIA INDUSTRIAL são procedimentos similares e que na maioria dos casos possuem os mesmos objetivos, a exemplo da identificação de eventuais descontinuidades apresentadas por materiais metálicos ferrosos ou não ferrosos.
Todavia, a RADIOGRAFIA E GAMAGRAFIA INDUSTRIAL possuem diferenças minuciosas que definem qual o procedimento mais adequado para quadro de necessidade ou material a ser avaliado.
As diferenças entre a RADIOGRAFIA E GAMAGRAFIA INDUSTRIAL começam pelo tipo de equipamento utilizado em cada atividade de avaliação técnica, uma vez que a radiografia depende da aplicação aparelhos emissores de raio x enquanto a gamagrafia realiza os testes com radioisótopos de radiação gama.
As categorias de materiais estruturas avaliadas também são outros exemplos das divergências entre a RADIOGRAFIA E GAMAGRAFIA INDUSTRIAL, pois são indicadas para avaliação para avaliação de peças ou estruturas industriais de grande porte, respectivamente.
A RADIOGRAFIA E GAMAGRAFIA INDUSTRIAL se distinguem ainda pela intensidade e capacidade oferece uma capacidade maior e mais profunda de análise, com radioisótopos em três níveis: irídio-192; selênio-75 e cobalto-60.
Apesar de todas as singularidades mencionadas, a RADIOGRAFIA E GAMAGRAFIA INDUSTRIAL convergem no que desrespeito ao seu caráter não destrutivo. Ou seja, a incidência radioativa no material avaliado não prejudica a qualidade original, tampouco deteriora sua estrutura.
Ambos os procedimentos exigem atuação de profissionais qualificados e comprovadamente certificados para desenvolver as atividades de avaliação, além da obrigatoriedade de uso de equipamentos devidamente calibrados e emissão de laudo técnico conclusivo.
As semelhanças entre a RADIOGRAFIA E GAMAGRAFIA INDUSTRIAL são igualmente notadas nas vantagens que os dois métodos de avaliação técnica oferecem. Confira:
- Capacidade de avaliação rápida e precisa, sem que isso interfira negativamente na produção o desenvolvimento das atividades principais da empresa contratante;
- Redução de custos, sobretudo quando os ensaios técnicos são desenvolvidos em vistorias ou manutenções preventivas;
- Diminuição na incidência de acidentes, principalmente quando os métodos são aplicados na avaliação de tubulações, tanques, conexões, cilindros e outras estruturas similares.
Procurando Radiografia e Gamagrafia Industria?
A CB Inspeções é detentora de uma infraestrutura diferenciada e de uma equipe de profissionais experientes para realização de vistorias e ensaios técnicos de baixa, média ou alta complexidade em todo território nacional. Entre em contato e saiba mais.