Clique nas imagens para ampliar
As etapas da Elaboração de Procedimentos de END
A ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS dos ensaios não destrutivos depende de uma série de etapas anteriores e posteriores à avaliação das peças ou estruturas. Isso porque, todos os ensaios são elaborados a partir de normas técnicas pré-estabelecidas que asseguram a qualidade e a confiabilidade dos estudos.
Dessa forma, a ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS de END, abreviação comumente utilizada para designar os ensaios não destrutivos, obrigatoriamente, depende das seguintes fases:
- Estudo aprofundado e minucioso de todos os documentos considerados aplicáveis;
- Limpeza do material, peça ou estrutura a ser avaliada;
- Avaliação técnica e visual para a identificação de partículas magnéticas e outros intempéries que prejudiquem o interfiram nas avaliações;
- Proteção das superfícies e outras regiões da peça ou estrutura que não são objeto de estudo;
- Aplicar a metodologia ou o equipamento correlato para cada tipo de ensaio;
- Elaboração do relatório ou outros documentos que comprovem os resultados.
Vale acrescentar ainda que, as etapas descritas como necessárias na ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS de ensaios não destrutivos, são ajustáveis a cada tipo de processo ou finalidade.
No entanto, é comum que a maioria das atividades de ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS sigam as etapas referidas para assegurar a qualidade dos resultados e a segurança dos profissionais envolvidos.
Outro ponto importante é que as ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE ENSAIOS não destrutivos são fundamentais para as avaliações que utilizam a radiografia, a ultrassonografia e demais medições industriais.
Isso porque, os estudos mencionados são de alta complexidade e exigem um preparo técnico diferenciado de seus profissionais responsáveis, além da utilização de equipamentos modernos e devidamente calibrados.
A ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS para os ensaios não destrutivos é a garantia que todos os estudos obterão o melhor e mais preciso resultado nos testes de qualidade, mas também a segurança protocolar exigida no desempenho de todas as atividades.
Além disso, a correta ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS nos ensaios não destrutivos, permite que todas as peças ou estruturas avaliadas sejam disponibilizadas no mercado com a qualidade e segurança necessária, reduzindo os riscos de acidentes e diminuindo os custos de produção para as empresas responsáveis.
Dúvidas sobre a Elaboração de Procedimentos de END?
Entre em contato com a CB Inspeções e conheça todos os detalhes adicionais sobre os ensaios não destrutivos oferecidos pela empresa.