Clique nas imagens para ampliar
As etapas da Elaboração de Procedimentos de END
A ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE END concentra um conjunto de etapas preparatórias e práticas que garantem a qualidade e eficiência dos ensaios não destrutivos, ou seja, testes que utilizam métodos, produtos e equipamentos, sem que isso danifique ou reduza as características originais da estrutura ou material estudado.
Dentre as inúmeras finalidades da ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE END, destacam-se as que asseguram a confiabilidade, segurança e durabilidade dos produtos avaliados, a exemplo das estruturas, peças e produtos de origem metálica ou não metálica.
Com a ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE END, é possível assegurar uma significativa redução de custos durante a produção da estrutura avaliada, além de afastar os perigos e prejuízos com eventuais acidentes ou queda de qualidade.
Evidentemente, para cada método e tipo de ensaio não destrutivo são aplicadas etapas diferentes durante a fase ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE END. No entanto, podemos destacar como os principais e mais usuais, os seguintes passos:
- Avaliação teórica dos procedimentos técnicos aplicados, bem como de todos os documentos relacionados ao procedimento;
- Limpeza completa da estrutura ou peça que será avaliada, sobretudo das regiões com grande incidência de intempéries e demais partículas que prejudiquem os ensaios;
- Exame técnico, seja visual ou com a ajuda de aparelhos específicos;
- Identificação da peça avaliada;
- Produção dos documentos que apresentem os resultados e emissão de relatórios sobre todos os procedimentos adotados durante os ensaios.
A ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE END requer atuação profissional em todas as fases descritas, especialmente em métodos de avaliação técnica que exijam o uso de equipamentos, como o emissor de raios ionizantes, comum nos processos de radiografia industrial.
É a correta ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE END e sua aplicação que permite, por exemplo, que descontinuidades sejam identificadas em estruturas, tubulações, peças e outros elementos acabados ou semiacabados, seja por irregularidades em sua densidade ou espessura.
Vale destacar, por fim, que a ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE END, ou seja, dos ensaios não destrutivos, são fundamentais para os diversos setores industriais, como as áreas petroquímicas, químicas, siderúrgicas, militares, aeronáutica e naval, além da construção civil, na produção, montagem e manutenção de estruturas urbanas
Dúvidas sobre a Elaboração de Procedimentos de END?
A CB Inspeções é uma empresa sediada no Rio de Janeiro, mas garante atendimento em todo o Brasil. Entre em contato e conheça todos os detalhes.