Blog
Proteção Radiológica
09 de janeiro de 2023
Tempo de leitura: 2 minuto(s)
Apesar dos benefícios obtidos, devemos também considerar os grandes riscos resultantes da exposição indevida à radiação.
Devido às radiações ionizantes, a população teve acesso a diferentes segmentos tecnológicos, tais como: pesquisa científica, indústria, geração de energia e saúde.
Empresas de RADIOGRAFIA INDUSTRIAL, como a CB Inspeções, avaliou que em vista disso, a PROTEÇÃO RADIOLÓGICA tem como objetivo, a prevenção ou redução ao mínimo dos danos somáticos e da degradação da constituição genética da população, visando proteger o homem e o meio ambiente de possíveis consequências indevidas causadas pelas radiações ionizantes, de acordo com requisitos básicos estabelecidos pelas Organizações Internacionais e Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, quando falamos de PROTEÇÃO RADIOLÓGICA.
De acordo com as recomendações do ICRP "International Commission on Radiological Protection" podemos resumir que os objetivos básicos da radioproteção é a manutenção e conservação das condições apropriadamente seguras para as atividades envolvendo exposição humana. Sendo assim, três princípios fundamentais são importantes para consolidar a PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: Justificação, Otimização e Limitação de Dose
- Princípio da Justificação: Nenhuma prática deve ser adotada a menos que sua introdução produza um benefício positivo para a sociedade;
- Princípio da Otimização (ALARA1): Toda exposição deve ser mantida tão baixa quanto razoavelmente possível levando-se em conta fatores econômicos e sociais;
- Princípio da Limitação de Dose: As doses equivalentes2 para os indivíduos do público não devem exceder os limites recomendados para as circunstâncias apropriadas.
1ALARA - As Low AS Reasonably Achievable “tão baixo quanto razoavelmente exequível”.
2Dose equivalente - É a grandeza física que descreve o efeito relativo dos diferentes tipos de radiações ionizantes sobre os tecidos vivos. Sua unidade de medida é o Sievert (Sv).
Além dos princípios supracitados, podemos contar também com os fatores de PROTEÇÃO RADIOLÓGICA, os quais veremos na próxima leitura.
Você sabia?
No dia 15 de abril comemoramos o Dia da Proteção Radiológica. A data foi escolhida em homenagem ao físico argentino Dr. Dan Benison, especialista em Proteção Radiológica que em 15 de abril de 1996, recebeu o Prêmio Sievert, reconhecimento máximo em Proteção Radiológica, durante o 9º congresso internacional da IRPA.