Blog

Fatores de radioproteção utilizados na radiografia industrial

Fatores de radioproteção utilizados na radiografia industrial

23 de janeiro de 2023

Tempo de leitura: 2 minuto(s)

Com o objetivo de melhorar as condições de Proteção Radiológica utilizados na RADIOGRAFIA INDUSTRIAL, são eles, veja:

FATOR TEMPO

A exposição ou dose de radiação recebida por uma pessoa que esteja em um local sujeito à radiação é proporcional ao tempo que ela permanecer neste mesmo local.
Quanto menos tempo se ficar sob um campo de radiação com uma dada intensidade, menor será a dose de radiação num processo de RADIOGRAFIA INDUSTRIAL.

FATOR BLINDAGEM

O segundo fator para se controlar a exposição, é através do uso de proteção de barreiras ou de blindagens.
A radiação interage com a camada eletrônica dos átomos, principalmente através dos efeitos fotoelétrico e Compton. Portanto, quanto mais elétrons estiverem na trajetória da radiação, maior será o número de interações que ocorrerão. Consequentemente, menos radiação sairá do material irradiado.

À medida que um feixe de radiação atravessa um material, é parcialmente absorvido. Assim sendo, a quantidade ou intensidade de radiação emergente será menor do que a incidente para empresas e pessoas que trabalham com RADIOGRAFIA INDUSTRIAL.

Repetindo-se esta experiência para diferentes espessuras de um mesmo material, verifica-se que para cada uma delas, uma parcela diferente do feixe de radiação é absorvida. Procedendo-se à mesma experiência usando-se, porém, um outro material, observa-se que, para uma mesma espessura, diferentes quantidades de radiação são absorvidas.

Então, pode-se concluir sobre estes fatores utilizados na RADIOGRAFIA INDUSTRIAL que, a variação da intensidade de um feixe de radiação é proporcional à espessura do material atravessado pela radiação e também à intensidade do feixe que incide no material. A intensidade da radiação não pode ser totalmente atenuada pela blindagem.
As barreiras de proteção ou blindagem podem reduzir, de maneira efetiva, os níveis de radiação de áreas sujeitas à radiação.
Sempre que for possível, deve-se trabalhar atrás de materiais ou estruturas que possam servir de blindagem e que estejam disponíveis para este fim.

FATOR DISTÂNCIA

O terceiro fator que empresas de RADIOGRAFIA INDUSTRIAL usam para se controlar a exposição é a distância.

A intensidade do feixe de radiação será inversamente proporcional ao quadrado da distância que estiver da fonte. Esta é a “Lei do Inverso do Quadrado da Distância”.

Fatores de radioproteção utilizados na radiografia industrial

Então, se duplicarmos a distância entre a fonte e um detector de radiação, vamos observar uma redução de taxa de dose a 1/4 do seu valor inicial. Dessa forma, o modo mais fácil de evitar a exposição às radiações ionizantes é ficar longe da fonte de radiação.

A aplicação desses fatores contribui efetivamente para o controle das exposições, minimizando de forma direta e indireta os níveis de radiação. a CB Inspeções utiliza estes processos aqui no Rio de Janeiro e em todo Brasil para RADIOGRAFIA INDUSTRIAL.

Trabalhando com ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS, A CB Inspeções atua enfatizando a qualidade, segurança e proteção, oferecendo ferramentas de controle de qualidade capazes de garantir altos níveis de confiabilidade a materiais soldados, fundidos e forjados.

Possuímos em nosso quadro funcional, profissionais qualificados nos mais diversos ramos dos ensaios não destrutivos, como por exemplo RADIOGRAFIA INDUSTRIAL, com todo cuidado em nosso controle de qualidade, sendo ensaios convencionais ou avançados, prontos para um atendimento de excelência em todo território nacional.